Não se preocupe |
||
Ataques de vírus, travamentos do computador, travessuras de crianças ou até erros do próprio usuário: Em qualquer uma dessas situações, arquivos importantes podem acabar sendo excluídos do sistema. Mas nem sempre os arquivos estão necessariamente perdidos. A seguir, são apresentados procedimentos que poderão ajudá-lo a localizar e restaurar arquivos excluídos do computador. | ||
Como pesquisar arquivos |
Primeiro o mais importante:
Faça uma pesquisa completa em seu computador para assegurar que o arquivo não foi salvo acidentalmente na pasta errada. Muitos programas, como a maioria dos aplicativos Microsoft Office, exibem uma lista dos arquivos utilizados recentemente no menu Arquivo. Portanto, esse é um bom lugar para iniciar a pesquisa. Se o arquivo não aparecer na lista dos que foram utilizados recentemente, experimente realizar uma pesquisa automática no computador, usando o Windows® XP para localizar o arquivo desejado.
- No menu Iniciar, escolha Pesquisar.
- Selecione o tipo de arquivo a ser pesquisado ou simplesmente escolha Todos os arquivos e pastas.
- No campo Nome, digite o nome do arquivo a ser localizado. Se não conseguir lembrar o nome exato do arquivo, digite uma parte do nome e a pesquisa mostrará todos os arquivos cujo título contém esse fragmento. Como alternativa, digite uma palavra-chave ou expressão do texto do documento para utilizá-la como critério da pesquisa.
- No campo Examinar em, selecione Meu computador. Serão pesquisados todos os diretórios do disco rígido. Para limitar a pesquisa (e torná-la mais rápida), selecione apenas determinadas pastas.
- Clique em Pesquisar. Todos os resultados serão apresentados na tela. No caso de obter um número muito grande de resultados, altere o nome do arquivo ou as palavras-chave, ou classifique os arquivos usando outro critério.
Sua lixeira |
Quando você exclui um arquivo no Windows, ele não é removido imediatamente do disco rígido. Ele é colocado na Lixeira, uma área de armazenamento temporário, em que basta apontar e clicar para restaurar o arquivo no sistema.
- Clique duas vezes no ícone Lixeira.
- Localize e selecione um ou mais arquivos que deseja recuperar.
- Abra o menu Arquivo e clique em Restaurar ou clique e arraste o arquivo até o local original ou um novo local.
Porém, quando a Lixeira é esvaziada, o Windows altera o catálogo ou tabela de alocação de arquivos, indicando que o espaço utilizado pelo arquivo excluído está disponível agora para a gravação de novos dados na unidade. Se você não salvou novos arquivos ou instalou novo software após esvaziar a Lixeira, é possível que o arquivo ainda não tenha sido sobregravado e possa ser recuperado por programas de outros fabricantes, como o Norton Utilities. Esse tipo de programa também é de grande ajuda quando o sistema enfrenta problemas mais sérios, como travamentos ou ataques de vírus.
Lembre-se de que arquivos excluídos de mídias removíveis (disquetes ou discos ZIP, por exemplo) não são movidos para a Lixeira. Para restaurá-los, você precisará usar seu programa de recuperação.
Proteja-se |
Certamente, é sempre melhor proteger-se da necessidade de recuperar arquivos perdidos, mantendo backups regulares dos arquivos mais importantes. Não é preciso fazer backup de todo o conteúdo do disco rígido. Você ainda deve possuir o seu disco do Windows e os discos-mestres de todos os aplicativos instalados. Eles sempre podem ser utilizados para reinstalar os programas. Mas é uma boa idéia fazer backups dos arquivos que você mesmo criou.
Certamente vale a pena fazer backup destes cinco itens:
- Pastas Meus documentos, Minhas músicas e Minhas figuras
- Jogos que foram salvos
- Qualquer configuração do sistema
- Drivers
- Tudo que não tenha cópia, como aplicativos cujos discos você não possui mais